Uma boa notícia para os consumidores do Tocantins! Sediada na cidade de Palmas, capital do Estado, a Energisa Tocantins (ETO) que atende atualmente cerca de 657 mil unidades consumidoras, representando um faturamento anual na ordem de R$ 1,83 bilhão, obteve junto a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL em seu procedimento de Revisão Tarifária para o ano de 2023 uma redução média de 0,31% na tarifa de cobrança.

É importante lembrar que as distribuidoras de energia têm o direito de solicitar a elevação tarifária por diversos motivos, todos eles relacionados à necessidade de garantir a prestação de um serviço de qualidade e a sustentabilidade do setor elétrico. Primeiramente, a variação dos custos operacionais é um fator significativo, pois a manutenção, expansão e modernização das redes elétricas demandam investimentos constantes, incluindo equipamentos, materiais e mão de obra especializada. Mas desta vez foram os consumidores que saíram ganhando.

Só não podemos esquecer que a Energisa Tocantins (ETO) obteve um reajuste tarifário anual aprovado pela Diretoria da ANEEL na 23ª Reunião Pública Ordinária, realizada em 28 de junho de 2022, uma elevação média percebida pelo consumidor de 14,78%, demonstrando um cenário bem diferente de 2023, onde houve uma leve redução da tarifa.

A Revisão Tarifária Periódica da Energisa Tocantins (ETO) em 2023 foi de -0,76% para clientes de Alta Tensão, classificados como Grupo A e de -0,19% para os clientes atendidos em baixa tensão, classificados como Grupo B.

As revisões tarifárias são um processo complexo que envolve análises técnicas e econômicas para equilibrar os interesses das distribuidoras, dos consumidores e do setor como um todo, visando à manutenção de um fornecimento estável e seguro de energia elétrica. O que chamou a atenção na Nota Técnica nº 37/2023 da Superintendência de Gestão Tarifária e Regulação Econômica – STR/ANEEL, que detalha os motivos da redução, foi o impacto da devolução dos créditos de PIS/COFINS (Lei n. 14.385/2022), que pesou bastante na formação dos componentes financeiros.

No fim, o consumidor tocantinense agradece por esse alívio na conta de energia, que por menor que seja, já ajuda, principalmente quando se observa que a distribuidora dos Estados vizinhos, como o Maranhão e o Pará, ambas do Grupo Equatorial, estão obtendo reajustes positivos na casa dos dois dígitos.

Rolar para cima